A crítica de Taiichi Ohno ao kaizen Omoitsuki

Taiichi Ohno, criador do Sistema de Produção da Toyota, defendia fortemente o Kaizen como filosofia de melhoria contínua, seja na forma de eventos ou através de um processo contínuo. No entanto, ele criticava os Kaizens Aleatórios, que são a prática de fazer melhorias sem um plano ou processo formal. Ele criou o termo “Omoitsuki kaizen” para se referir a esse tipo de melhoria contínua baseada em ideias aleatórias ou inspirações momentâneas, sem uma análise rigorosa dos problemas e soluções.

Ohno argumentava que o kaizen espontâneo muitas vezes não está alinhado com os objetivos da organização e pode levar a melhorias fragmentadas que não são integradas ao sistema geral, podendo gerar problemas e ineficiências no futuro. Além disso, eventualmente pode ser desestimulante para os funcionários, pois pode parecer que suas melhorias não são valorizadas.

Para Ohno, o kaizen deveria ser um processo sistemático e organizado, baseado em dados e fatos, e implementado de acordo com um plano. Ele também acreditava que deveria ser uma iniciativa de toda a empresa, desde os CEOs até os funcionários da linha de frente. Ele depositava nos líderes uma grande responsabilidade em desafiar as pessoas a fazerem kaizens estratégicos para a empresa, com metas bem ousadas e um alto senso de importância.

É interessante analisar que, embora Ohno fosse crítico dos Kaizens Omoitsukis, o kaizen diário é uma prática fundamental na Toyota, onde todos os membros da organização são encorajados a buscar pequenas melhorias em suas tarefas e processos cotidianos. Essa abordagem, quando bem implementada, cria uma cultura de melhoria contínua e incentiva a participação de todos os colaboradores.

Sendo assim, é possível conciliar a crítica de Ohno ao kaizen Omoitsuki com a prática do Kaizen Diário, desde que a cultura organizacional e a liderança garantam que as melhorias diárias estejam alinhadas aos objetivos estratégicos e sejam parte de um processo mais amplo de melhoria contínua, ao invés de serem apenas ações isoladas e desconectadas.

As críticas de Ohno a esse tipo de kaizen aleatório ainda são relevantes hoje. Não restam dúvidas de que o kaizen é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a transformar organizações. Caso você esteja pensando em implementar kaizens, lembre-se de que, para se obter o melhor retorno dessa filosofia, certifique-se de fazê-lo de forma sistemática, organizada e alinhada ao verdadeiro norte da organização.

Últimos artigos