Jikotei Kanketsu – Orgulhe-se do seu trabalho.
O modelo de qualidade praticado na Toyota é o “JiKotei Kanketsu” ou JKK. “Ji” em japonês significa “auto”, “kotei” significa “processo” e “kanketsu” significa “conclusão”. A junção destas palavras, JKK significa “Conclusão do seu próprio trabalho”. JKK também é traduzido como “ter orgulho do que você está fazendo”, “não passar defeitos para o próximo processo”, de forma a ter em mente sempre, que o próximo processo é seu cliente e nunca produtos com defeito devem ser passados adiante.
O conceito Jidoka, pilar base da Filosofia Toyota, que consiste na parada da linha por qualquer pessoa quando defeitos são encontrados, é posto em prática através do JKK. Desta forma, se faz necessário entender todas os requisitos e critérios necessários de qualquer processo para garantir que ZERO defeitos sejam repassados. A Toyota ensina JKK como parte do kaizen. Ao se concentrar em seu processo e observar seus pontos fracos, se está identificando áreas de melhoria, e quando toda equipe entende bem estes conceitos, as anomalias passam a ser detectadas mais rapidamente e contramedidas são sugeridas para os desvios.
A prática do JKK é a garantia da qualidade na sua própria operação, mas sempre atento para garantir que o próximo processo também seja bem-sucedido. É uma mentalidade ampla de qualidade e foco no cliente que abrange toda a empresa, da compra da matéria prima ao pós-venda. É a tomada de medidas para garantir que não ocorram defeitos.