Mapeamento de Fluxo de Valor

A essência do Mapeamento de Fluxo de Valor é questionar todas as atividades do fluxo identificando as que agregam valor e as que são desperdícios. A resposta está no cliente!

O MFV é um diagrama que mostra todas as etapas necessárias para a realização de um produto ou serviço, incluindo fluxo de materiais e informações. Inicialmente definimos uma familia de produtos e através da um mapa do estado atual e outro do estado futuro, identificamos oportunidades de melhorias e elaboramos um plano de trabalho para implementá-las. Descrevendo os tempos de cada etapa,  estoques intermediários, quantidade de pessoas, disponibilidade e tempo de setup, visualiza-se de forma macro toda a produção. A partir disso, é possível classificar os processos de três maneiras:

– Processos que agregam valor;
– Processos que não agregam valor, porém são necessários;
– Processos que não agregam valor e não são necessários.

Com essas classificações, é possível eliminar ou diminuir as etapas que não agregam valor ao produto ou serviço prestado.

Esta metodologia é a parte tática da implantação de um projeto Lean. Os workshops de mapeamento devem estar alinhados a estrátegia da empresa (Honshin Kanri) e considerar o devido esforço na sustentação das melhorias planejadas.