Kamishibai

Aqueles que decidem embarcar em uma jornada lean, se deparam com diversas palavras japonesas. Embora isto possa inicialmente confundir, existem boas razões para utilizar estes termos. Os conceitos Toyota, carregam ideias valiosas e um grande aprendizado. O alfabeto japonês é composto de ideogramas que expressam ideias, e a apenas uma palavra pode ser composta por vários ideogramas.

Uma palavra em japonês pouco conhecida e explorado nas organizações é o Kamishibai (teatro de papel). A origem deste termo remonta ao século XII, na qual histórias eram contadas através de desenhos em cartas de papel. Ensinamentos e mensagens de reflexão eram transmitidos utilizando esta técnica.  A Toyota incorporou esta ideia, criado um método para difundir conhecimento de forma mais lúdica e visual em seus sistemas produtivos. Através de auditorias periódicas, pontos críticos descritos em cartões são avaliados e os resultados expostos em quadros de gestão à vista. Este método é um potente impulsionador da aprendizagem organizacional, representando uma ferramenta fundamental na confirmação de processos e um poderoso facilitador de melhorias. 

O Kamishibai é uma forma estruturada de se praticar Genchi Genbutsu (vá e veja por si mesmo), gerando mais foco durante caminhadas pela fábrica. Para se obter sucesso na aplicação desta ferramenta, necessita-se planejamento e todas as partes envolvidas devem entender o propósito. Os líderes devem fazer perguntas voltadas ao processo, para que possam entender melhor o trabalho, ao mesmo tempo em que se baseiam nos insights e conhecimentos dos trabalhadores da linha de frente.

O desenvolvimento de pessoas é o principal objetivo do kamishibai. Sempre que um gestor percebe que um padrão não está sendo seguido ou que ocorreu um problema, surge uma oportunidade para as pessoas aprenderem algo novo sobre seu trabalho e desenvolverem suas habilidades. Dessa forma, um simples cartão se transforma em uma porta para uma conversa mais profunda sobre o trabalho e os padrões em vigor na área de produção, visto através de uma nova perspectiva. Nesse sentido, o kamishibai aliado ao gerenciamento diário e ao trabalho padronizado, torna-se um importante pilar de melhorias e, principalmente, um forte aliado na sustentação do conhecimento adquirido.